domingo, 17 de junho de 2018

Tem artrite reumatoide? Seu irmão corre mais risco de infartar


Estudo sueco aponta para um fator comum por trás da inflamação que, além de afetar as juntas, também pode prejudicar o sistema cardiovascular
artrite reumatoide é uma doença crônica marcada pelo acometimento de diferentes articulações do corpo, o que causa dor e limita a realização das atividades diárias. Algumas pesquisas científicas já haviam demonstrado que o paciente que convive com essa condição tem maior probabilidade de sofrer angina ou até mesmo um ataque cardíaco.

Um novo trabalho apresentado ontem (dia 15) durante o Congresso Europeu de Reumatologia (Eular), que acontece em Amsterdã, na Holanda, foi além: os experts do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que os irmãos dos pacientes com artrite reumatoide também apresentam maior probabilidade de encrencas no peito.

Para chegar à essa conclusão inédita, eles avaliaram dados de 7 492 suecos com o problema nas juntas e dos 10 671 irmãos deles. As informações foram comparadas com os parâmetros de saúde de 35 120 sujeitos saudáveis e de seus 47 137 irmãos.

Os resultados mostraram que a artrite reumatoide eleva em 44% o risco de um piripaque cardíaco. Enquanto isso, os irmãos (que não tinham nenhum acometimento articular digno de nota) apresentavam um risco 23% superior em relação ao restante da população.

Acredita-se que as mesmas substâncias que lesam a membrana sinovial, estrutura que envolve as articulações, estejam por trás de um desgaste na parede dos vasos sanguíneos. Esse prejuízo, em longo prazo, pode desembocar num infarto. A inflamação seria uma característica comum entre duas (ou mais) pessoas da mesma família.

“Reforçamos a evidência de que há uma suscetibilidade compartilhada entre artrite reumatoide e doenças cardiovasculares”, comentou a epidemiologista Helga Westerlind, autora do estudo, ao comitê de imprensa do Eular. “Apesar de ainda precisarmos de novas investigações nessa área, acreditamos que é preciso adotar outras medidas de proteção cardiovascular que vão além do tratamento reumatológico tradicional”, completa.

E eu com tudo isso?

Apesar de os achados serem bastante interessantes, os médicos pedem cautela. Em primeiro lugar, é preciso que mais estudos sejam publicados para comprovar a ligação. Por enquanto, a recomendação continua a mesma: procure o reumatologista se sentir qualquer desconforto ou dor persistente. O diagnóstico precoce da artrite reumatoide faz toda a diferença para o sucesso do tratamento.

No geral, vale ainda acompanhar de perto a saúde do coração: o médico pode prescrever exames simples para avaliar alguns parâmetros importantes, como o colesterol e a pressão arterial. Além disso, ter uma vida saudável, praticar exercício físico com regularidade e fazer uma dieta equilibrada são os primeiros passos para que o corpo fique sempre em ordem.

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/tem-artrite-reumatoide-seu-irmao-corre-mais-risco-de-infartar/

0 comentários:

Postar um comentário