quinta-feira, 14 de junho de 2018

Cartão da Consulta GARCE-CE é lançado em Fortaleza e no Cariri



Atenção Pacientes Reumáticos lançado em Fortaleza e no Cariri-CE o Cartão da Consulta - Saiba tudo sobre o “Cartão da Consulta”: Finalidade, Importância de levar no Dia da Consulta, Como Preencher e Onde Receber.

1- O “Cartão da Consulta”. É uma ferramenta idealizada pelo GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará e construído por médicos (as) Reumatologistas de referência da Sociedade Cearense de Reumatologia – SCR, foram eles: Dra. Rejane Abreu Vieira, Dr. André Xenofonte Sampaio, Dra. Patrícia Macedo, Dra. Susyane Ribeiro.
2-  Porque foi criado? Como sabemos o tempo que dispomos numa consulta muitas vezes não é suficiente, principalmente a consulta pelo SUS. O GARCE, objetivando auxiliar no relacionamento com seu médico Reumatologista, perguntou aos mesmos o que gostariam de ouvir do paciente no ato da consulta? Como agir na minha consulta para auxiliar meu médico a tratar minha doença!
3-  Qual a finalidade? Tem o objetivo de educar o paciente no seu relacionamento com seu médico especialista, o que perguntar numa consulta, otimizando o tempo para buscar esclarecer dúvidas sobre o uso das medicações prescritas pelo seu médico, visando quebrar as barreiras que muitas vezes dificultam a adesão ao tratamento, provocando no paciente a vontade de discutir com seu médico, qual a melhor forma de tratar a doença.
4- Relação “Médico X Paciente”: O GARCE acredita que contribuindo com o despertar dos pacientes, através da informação e da educação em saúde, o paciente melhora a comunicação com o seu médico, passando a ter condições de tomar a melhor decisão compartilhada com maior adesão e engajamento em seu tratamento. Quebrando essa barreira a consulta fica mais produtiva e a adesão ao tratamento mais facilitada.
5- Posso levar o meu "Cartão da Consulta" para outros especialistas? Este cartão é para o acompanhamento do seu tratamento com o seu Reumatologista, mas não impede de você apresenta-lo em outras especialidades: Cardiologia, Nefrologia, Dermatologia, e etc. Inclusive é importante para auxiliar na interação medicamentosa, no caso de esquecer qual medicação você está usando, enfim...
6- Como preencher? No Cartão da Consulta, você irá preencher seus dados, perguntar ao seu médico algumas informações para você acrescentar no seu Cartão. Você encontrará alguns itens mais técnicos que o seu Reumatologista irá preencher, no próprio cartão informa os dados que devem ser preenchidos pelo médico.
Seu Cartão da Consulta além de auxiliar na Relação Médico X Paciente, irá auxiliar também na Farmacovigilância.
7- O que é "Farmacovigilância"?: É definida como atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”. Cabe à Farmacovigilância identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.
8- Onde recebo o meu "Cartão da Consulta"? O GARCE é a associação de Pacientes Reumáticos do Ceará e por enquanto o Cartão está disponível para os pacientes reumáticos do Ceará, o que não impede que associações de pacientes de outros estados nos solicite o crédito para utilizá-lo e distribui-los com os pacientes de suas associações. 
Teremos o maior prazer de compartilhar!

9- No estado do Ceará estaremos distribuindo o "Cartão da Consulta" nas reuniões e eventos promovidos pelo GARCE.

Tire suas dúvidas, entre em contato através do fone: (85) 32412428 e (85) 999897121 (WhatsApp), teremos o maior prazer em atendê-los. Marta Azevedo - Presidente GARCE-CE.

0 comentários:

Postar um comentário