terça-feira, 14 de março de 2017

Conheça consultas e tratamentos médicos que são gratuitos no ES


Com problema crônico de coluna, dor de cabeça frequente, dormência nas mãos e braços e sem plano de saúde, a aposentada Edna Maria Pinto Cain, de 67 anos, recorreu ao   SUS para tentar um tratamento não cirúrgico. Ela faz parte dos 69,32% dos capixabas que não tem plano de saúde.
“Se depender só do SUS, é muito difícil de conseguir o tratamento. A espera é grande e são poucos profissionais atendendo”, relatou.
Só no Espírito Santo, mais de 2,8 milhões de pessoas não têm plano de saúde para atendimento especializado médico ou psicológico.
Se for odontológico, o número se aproxima dos 3,5 milhões. Os dados, divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são de janeiro de 2016.
Algumas unidades de ensino têm cursos na área da Saúde e prestam atendimento gratuito com diversas especialidades nas áreas médica, psicológica e odontológica. Desde 2015, Edna conseguiu o tratamento na Estácio de Sá.
Fez acupuntura para as dores de cabeça e fisioterapia e massagem como tratamento da coluna. Agora ela pretende começar o Projeto Saúde da Mulher.
Fisioterapia
Quem também procurou ajuda fora do SUS e conseguiu tratamento foi Érico Colodeti, de 71 anos. O comerciante não conseguia nem levantar da cama por causa das dores que sentia nas costas. Tinha hérnia de disco e dor no nervo ciático.
Érico tentou fazer o tratamento particular, mas não viu resultado. Então, o filho o levou para a Faculdade Católica e, depois de cinco sessões, o resultado apareceu. “Se depender só do SUS, é muito difícil de conseguir o tratamento”.
Onde procurar atendimento gratuito
Centro Integrado de Atenção à Saúde da Católica (Ciasc)
Local: Faculdade Católica de Vitória, na Avenida Vitória, das 7h30 às 17 horas.
Atendimentos: nutricional, psicológico, farmacêuticos, tratamento ortopédico e reumatológico, para idosos (treino de equilíbrio e fortalecimento muscular), incontinência urinária e fecal (fisioterapia uroginecológica), preparação para parto e orientação sobre aleitamento materno (fisioterapia obstétrica), drenagem linfática (fisioterapia em angiologia), reabilitação pós-mastectomia e pós-cirúrgicos (fisioterapia oncológica), fisioterapia respiratória para tratar doenças respiratórias, fisioterapia neurológica, atraso no desenvolvimento motor (fisioterapia pediátrica) e hidroterapia.
Vagas: São 250 vagas para o primeiro semestre, sendo 50 exclusivas para o tratamento de pacientes amputados.
Inscrições: Basta comparecer no Ciasc, entre 7h30 e 17h, com cópias do encaminhamento médico, RG e CPF.
Informações: (27) 3331-8654.
Clínica Odontológica da Faesa
Local: Av. Jair Etiene Dessaune, 110, Bento Ferreira, Vitória.
Atendimento: Odontopediatria (crianças até 11 anos), cirurgias bucomaxilofacial, endodontia (exceto molares) e estomatologia.
Agendamento: Os pacientes devem ir à clínica com os documentos pessoais (RG e CPF) e o cartão do   SUS  .
Informações: (27) 2122-4553, 2122-4559 ou 2122-4568.
Clínica de Psicologia da Faesa
Local: Faculdade Faesa. Avenida Vitória, 2.220, Monte Belo, Vitória - Bloco VI - Pilotis.
Atendimento: plantão psicológico, psicodiagnóstico, psicoterapia, intervenção psicopedagógica, intervenção psicossocial e orientação profissional.
Agendamento: Quem precisar do atendimento deve comparecer à clínica pessoalmente, realizar a pré-inscrição e passar por uma entrevista prévia.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12 horas, e das 13h às 21 horas.
Informações: (27) 2122-4168.
Estácio de Sá
Local: Avenida Doutor Herwan Modenese Wanderley, s/n - Jardim Camburi, Vitória.
Atendimento: Projeto Dor na Coluna (avaliação e reabilitação de pacientes com lombalgia crônica), Projeto Saúde da Mulher (atendimento a gestantes, pós-parto, mastectomizadas e incontinência urinária), Projeto Auriculoterapia (tratamento de cefaleia, dores de cabeça intensas) e atendimento Neuro Adulto (pacientes com disfunções neurológicas).
Agendamento: Pelo telefone (27) 3395-2929.
Vagas: A quantidade de vagas é definida de acordo com o número de alunos participantes dos projetos.
Clínicas da UVV
Local: Campus Nossa Senhora da Penha – Biopráticas. Rua Mercúrio, s/n, Boa Vista, Vila Velha.
Atendimento: Odontológico, fonoaudiológico, psicológico, especialistas em nutrição, fisioterapia, clínico médico e estética.
Agendamento: pelos telefones (27)3421-2190, 3421-2191 ou 3421-2192.Já para nutricionista o agendamento é feito pelo número (27)3421-2170. Os dias e horários de atendimento variam de acordo com a especialidade procurada.
Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário