quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Dicas para aliviar os sintomas da artrite



A artrite - ou osteoartrite - é uma doença crônica, que causa dores e rigidez nas articulações, inchaço nas regiões afetadas e sensação de desconforto. Apesar de não ter cura, a enfermidade pode ser controlada de forma a permitir que o paciente retome a qualidade de vida. Segundo dados do Ministério da Saúde sobre a doença, cerca de 95% dos pacientes em tratamento conseguem levar uma vida praticamente normal ao seguirem os cuidados recomendados. Por isso o diagnóstico correto é tão importante, pois é a partir dele que é possível seguir os tratamentos adequados. Algumas dicas podem ser seguidas diariamente para ajudar a aliviar os incômodos decorrentes da patologia. 


Exercícios físicos: é importante não forçar demais as articulações. Por isso prefira práticas leves, que fortaleçam a musculatura e também mantenham o corpo flexível. Além de fazer bem em relação aos sintomas, ainda dão mais energia e disposição para encarar o dia a dia. Sempre converse com o médico antes de iniciar a atividade. 

Banhos quentes: como a tendência é que as articulações se enrijeçam sobretudo pela manhã, banhos quentes de chuveiro ou banheiro ajudam a relaxar a musculatura e reduzir a dor e o desconforto. 

Palmilhas especiais: o uso de palmilhas em gel ajuda a reduzir o impacto nas articulações durante o caminhar. Alongamentos: os alongamentos ajudam a soltar a musculatura e manter o corpo mais maleável e mais forte, o que impacta positivamente nas articulações. 

O tratamento visa diminuir o desconforto e melhorar a relação do paciente com a doença, e cada quadro específico tende a receber um tratamento diferenciado, combinando medicamentos, fisioterapia, e até mesmo cirurgia em casos mais avançados. Sempre busque a avaliação do especialista.

 

0 comentários:

Postar um comentário