domingo, 25 de dezembro de 2016

Carta de uma paciente de dor crônica para o Papai Noel


Querido Papai Noel,
Nos últimos três anos fui uma boa paciente, fui a todas as consultas médicas, sessões de fisioterapia, de acupuntura, tomei todos os remédios e nunca ganhei de Natal o que sempre lhe pedi: uma vida sem dor
Depois de muito matutar sobre o porquê da sua recusa em atender ao meu pedido, eu entendi o recado: percebi que a dor crônica faz parte da minha vida e assim será por algum tempo – e que não será o senhor, Papai Noel, quem poderá colocá-la num saco e levá-la pro Pólo Norte.
Por isso, desta vez, mudei a minha lista de pedidos. Não vou mais pedir a cura, e sim meios para lidar com a dor. Deixo abaixo meus singelos desejos:
1 – Saúde
Afinal, sem saúde a gente não consegue fazer nada, nem mesmo lutar contra a dor.
2 – Resiliência
Peço de presente a capacidade de lidar com os momentos de dor (sem surtar!) e perseverança para aceitar a dor como apenas uma sensação ruim e não como algo que me define.
3 – Controle sobre a dor
Também já aprendi que quando a dor te controla, você acaba vivendo em uma prisão. Então eu peço, Papai Noel, forças para me libertar.
4 – Bons drinks
Depois de dois anos tomando doses altíssimas de remédios que não controlavam minha dor, mas me impediam de beber, finalmente consegui convencer meu médico a mudar meu plano terapêutico para eu poder tomar uns drinks de vez em quando. Porque vinho é mais barato que terapia!
5 – Viagens, viagens e mais viagens
É impressionante como a dor desaparece enquanto estou viajando. Parece que meu cérebro encontra algo mais interessante e se esquece dela. Certamente é um “tratamento” para eu usar mais em 2017.
6 – Dinheiro
Ter dor crônica é caro!! Tem a fisioterapia, os remédios, os médicos… as viagens!!!
Resumindo, Papai Noel, já que é para eu ter que lidar com a dor crônica, que seja em Paris bebendo champanhe!
E pode deixar que continuarei sendo uma boa paciente em 2017!
Obrigada,
Ana Luiza
Fonte: Chega de Dor

0 comentários:

Postar um comentário