quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Veneno de formiga poderia ser um novo tratamento para psoríase


Cientistas descobriram que os compostos derivados do veneno da formiga-de-fogo poderiam acabar com a psoríase, uma doença auto-imune incurável, levando a esperança de novos tratamentos para a condição.

Uma nova pesquisa, liderada por uma equipe da Universidade de Emory, descobriu que o solenopsina – o principal componente tóxico no veneno destas formigas – tem uma forte semelhança química com moléculas chamadas ceramidas, que ajudam para proteger a pele.
A ceramida mantém a barreira da nossa pele ao ajudar a epiderme a a repelir os microrganismos, razão pela qual elas são usadas ​​em uma grande variedade de medicamentos para a pele.

Mas há um problema com a ceramida: em algumas circunstâncias, a molécula pode degradar-se em esfingosina-1-fosfato (S1P), um composto que pode causar inflamação. E aqui é onde entra o veneno da formiga-de-fogo.

Tendo observado as semelhanças moleculares entre a solenopsina e a ceramida, o dermatologista Jack Arbiser e sua equipe desenvolveram duas amostras análogas de veneno que pareciam com a ceramida, mas que não tinham a capacidade de se converter em S1P. Para testar as amostras, eles os misturaram em cremes de pele e aplicaram em ratos criados para terem psoríase.

Após 28 dias de tratamento, os ratos tratados mostraram diminuições na espessura da pele (cerca de 30%) quando comparados com os animais do grupo de controle e também apresentaram cerca de 50% menos células imunes infiltrando a pele – características da psoríase. “Acreditamos que as análises de solenopsina estão contribuindo para a restauração completa da barreira da pele”, diz Arbiser . “Emolientes podem aliviar a pele com psoríase, mas não são suficientes para restaurar a barreira”.

As células imunes de ratos também mostraram resultados promissores após a introdução do composto, observando diminuição na produção de um inflamatório, juntamente com o aumento da produção de um anti-inflamatório. Claro, não há garantia de que esses tipos de efeitos restauradores sejam replicados em ensaios com pele humana, mas os pesquisadores esperam que possam ser e dizem que a pesquisa futura é justificada.

Ainda estamos muito longe de uma cura definitiva, mas parece que estamos cada vez mais perto, e para uma condição que afeta tanto quanto uma em cada 25 pessoas, é uma ótima notícia.
O estudo foi publicado em Science Reports.

Fonte: https://climatologiageografica.com/veneno-de-formiga-poderia-ser-um-novo-tratamento-para-psoriase/

0 comentários:

Postar um comentário