sexta-feira, 7 de julho de 2017

Aprovado o dia nacional de conscientização sobre as doenças reumáticas


Foi aprovada no dia 06 de julho de 2017, na Câmara dos deputados, o projeto de lei nº 8.202/2014 que institui o dia 15 de setembro como Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas. 

Segundo justifica o autor da PL, Deputado Felipe Bornier, embora o Ministério da Saúde estabeleça o dia 30 de outubro como Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, a data acaba por ficar esquecida em meio às várias datas comemorativas sobre temas de saúde que ocorrem naquele mês.

As doenças reumáticas já foram sinônimo de deformidade e sofrimento por toda a vida. Na atualidade, felizmente, a reumatologia evoluiu expressivamente, bem como os recursos terapêuticos de que dispõe, e é muitas vezes possível a portadores dessas enfermidades ter uma vida quase normal.
Como ocorre com a maioria das doenças crônicas, contudo, o fator decisivo é a precocidade do diagnóstico e do início do tratamento. As doenças reumáticas começam de forma insidiosa, com poucos sintomas, e o paciente muitas vezes ignora esses sintomas até que se tornem por demais incômodos, denotando uma piora do seu quadro. Ao se divulgar adequadamente essa classe de enfermidades e conscientizar a população, os portadores tenderão mais e mais a procurar auxílio médico nas fases iniciais, quando os resultados serão sempre melhores, resultando em benefício para eles mesmos e para o corpo da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário