quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SPR recomenda uso de Densitometria Óssea no diagnóstico da Osteoporose


A Densitometria Óssea é um exame que mede a densidade mineral dos ossos e a predisposição a fraturas, comparando aos padrões de idade e sexo dos pacientes a fim de detectar a osteoporose, doença que enfraquece a estrutura óssea e deteriora sua microarquitetura levando a fraturas até por baixo impacto. Para a Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), este método deve ser utilizado para observar a redução da massa óssea de forma precisa, avaliando áreas mais sujeitas a fraturas como a região do fêmur e terço distal do rádio, a coluna lombar, entre outras, de modo a auxiliar o tratamento médico.
“O exame é normalmente indicado quando o paciente apresenta doenças que aumentam o risco de osteoporose, suspeita de seu desenvolvimento devido a quebras prévias de ossos, baixo peso e/ou qualquer outro sintoma clínico observado pelo médico como predisposição familiar a fraturas, idade avançada, doenças da tireoide, males reumáticos, gastrointestinais, renais, etc. Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, pessoas que realizaram exames radiológicos em período anterior ao exame, com próteses ou cirurgia ortopédica de longa extensão não devem realizar o exame, a não ser por expressa indicação do especialista”, explica o reumatologista Marco Rocha Loures.
 “É importante salientar que a avaliação de um médico especialista é fundamental para detecção de manifestações clínicas extras, pois a osteoporose muitas vezes é silenciosa e desperta sintomas após perdas ósseas significativas. Uma investigação minuciosa e exames laboratoriais complementares também são práticas adotadas para um diagnóstico correto e posterior tratamento que inclui além de uma suplementação alimentar rica em cálcio, o uso de fármacos, fisioterapia e adaptações motoras e de ambiente conforme cada caso clínico’, recomenda Loures.
A utilização da técnica de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry) em modernos aparelhos que medem a massa óssea de determinados ossos do corpo, garante um exame indolor, rápido e de baixa exposição à radiação.. Durante a Densitometria o paciente apenas permanece deitado sobre uma mesa e com a orientação de um técnico, permanece imóvel enquanto o tubo de raios-X faz as medições necessárias.

0 comentários:

Postar um comentário