segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Entenda por que espreguiçar faz bem para a saúde


E quem nunca passou um tempo enrolando na cama até de fato levantar e começar o dia? Um hábito que ajuda a despertar mais facilmente é o simples ato de alongar. E mais: espreguiçar faz bem para a saúde de diferentes formas, ao ativar o corpo após horas de repouso.
 
Por que espreguiçar faz bem à saúde?
 
Confira abaixo todos os benefícios que esse simples hábito diário confere à sua saúde:
 
Desperta o cérebro
 
Ao alongar ainda na cama os músculos se esticam, o que faz com que a circulação sanguínea seja ativada. Isso desperta o cérebro e dá o gás necessário para levantar e começar as atividades diárias.
 
Libera endorfina
 
A endorfina (hormônio do prazer) é liberada ao espreguiçar, conferindo a sensação de bem-estar logo pela manhã. Além disso, o ato ativa a serotonina, hormônio que dá disposição e ajuda na memória.
 
Evita dor de cabeça
 
Um dos tipos mais comuns de dores de cabeça é causado por tensão muscular. E espreguiçar ajuda a evitar isso, uma vez que o cérebro recebe uma mensagem dos músculos que estão relaxados que ele também não precisa ficar tenso.
 
Lubrifica as articulações
 
Espreguiçar ajuda na lubrificação das articulações, o que faz com que elas fiquem em ordem e com bom funcionamento.
 
Ajuda na flexibilidade
 
Ao longo dos anos, é normal perder a flexibilidade. Ao alongar, você ajuda a preservar isso, evitando ainda problemas na coluna e nos joelhos.
 
Evita lesões
 
O alongamento é essencial antes da prática de qualquer atividade física para evitar lesões. E esse hábito deve estar presente na rotina diária, para impedir diferentes tipos de danos musculares.
 
Alivia dores crônicas
 
Espreguiçar ajuda a minimizar a tensão das articulações, o que ajuda até mesmo quem sofre de doenças como a fibromialgia, em que a pessoa sente uma dor generalizada e crônica.
 
Como podem ver, espreguiçar faz bem para a saúde em diferentes aspectos. E a prática deve ser feita não apenas pela manhã. Esse é um hábito que deve ser adotado, por exemplo, por quem trabalha muitas horas sentado.
 
Como é de conhecimento geral, ficar muito tempo na mesma posição é prejudicial à saúde e estudos comparam os malefícios disso ao hábito de fumar. Isso porque o corpo envia para o cérebro um sinal de perigo, uma vez que os genes responsáveis por controlar o nível de gordura e açúcar param de funcionar. Por isso, durante o dia, não abra mão de fazer exercícios de alongamento, esticando os braços, pernas e costas.
 
Fonte: Expresso MT

0 comentários:

Postar um comentário