sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Hospital São José realiza cirurgia inédita em paciente com dor crônica


Maria das Graças Costa, 67 anos, sofria há oito anos com dor lombar e dores constantes nas pernas.  Os problemas segundo a paciente, vieram após um acidente de trabalho, onde precisou passar por uma cirurgia. Mesmo assim, as dores não acabaram.
A dona de casa já havia procurado todo tratamento possível e nada, absolutamente nada, fazia com que as dores acabassem. Foi então que Maria descobriu um tratamento inovador, porém nunca realizado na região. A paciente viu esperança, e a expectativa para que suas dores acabassem, lhe deu um ânimo novo.
A inovação trata-se da Neuroetimulação Medular, procedimento muito recente que vem sendo realizado por neurocirurgiões de todo Brasil.
Em Criciúma o procedimento aconteceu no HSJosé, e duas pacientes realizaram a cirurgia considerada inédita na região.
“O procedimento é um método para ajudar pacientes que sofrem com dor crônica há algum tempo. Posso certamente dizer que esta cirurgia é um avanço tecnológico, pois por meio de um aparelho implantado ao paciente, é possível fazer o controle da dor para áreas específicas e aplicar quantidades diferentes de estímulo de acordo com a sensibilidade e dor do paciente. O procedimento, além de reduzir a dor, que é o objetivo principal; conduz a um menor consumo de  medicações analgésicas” relata Dr. Sandro de Medeiros Neurocirurgião..
Segundo o especialista o procedimento é significativamente menos invasivo, onde um equipamento é implantado no corpo do paciente em um pequeno orifício com menos de 1cm; já a recuperação do paciente para este tipo de procedimento leva em torno de três dias apenas.
A cirurgia inédita no HSJosé, foi feita por dois médicos neurocirurgiões, Dr. Sandro de Medeiros e Dr.Wagner Levati de Aguiar. “Fiz a cirurgia na esperança de não sentir mais dor. As dores eram intensas demais, começavam na coluna e desciam para as pernas onde eu quase não conseguia andar. A cirurgia me ajudou muito. Fiquei apenas três dias na UTI, quando sai de lá, vim para casa sem dor, mal podia acreditar. Estou muito feliz e o melhor, sem dor. Quando vou ao consultório eu e o Dr. Sandro rimos, pois antes eu entrava chorando e agora entro e saio sorrindo”, relata Maria das Graças.
A Neuroestimulação Medular
O método consiste em aplicar estímulos sobre a medula espinhal para interromper os sinais de dor transmitidos da medula para o cérebro. O tratamento segundo os especialistas é comprovadamente seguro e eficaz para controle de dor crônica. Dores no pescoço, coluna torácica e lombar, braços, mãos, pernas e pés, que podem se originar por distúrbios de nervos, por problemas na coluna, cirurgias prévias para outras doenças; podem ser revertidos com o procedimento. A terapia da Estimulação Medular é eficaz no tratamento de dor crônica refratária.

0 comentários:

Postar um comentário