quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Descaso com azia e má digestão pode gerar dor torácica, dor de garganta e tosse noturna crônica


Uma pesquisa nacional encomendada por ENO e Sonrisal ao instituto de pesquisa IPSOS Brasil chamou a atenção de especialistas: 30% dos brasileiros preferem esperar os sintomas de azia e má digestão desaparecem sozinhos a buscar um tratamento adequado. Esse hábito negativo à saúde pode acarretar dor torácica não cardíaca, tosse noturna crônica e dor de garganta.
De acordo com a gerente médica da GSK, Ana Santoro CRM: 5247120-3, o índice elevado de pessoas que não recorrem a um tratamento para mitigar a azia e a má digestão é atribuído principalmente ao fato desses sintomas estarem relacionados à alimentação e à falsa interpretação de que o desconforto passará sozinho com o tempo após a digestão da refeição, não causando prejuízos maiores ao organismo. A especialista explica que essa é uma leitura equivocada.
“A azia ocorre pelo refluxo do ácido presente no estômago, e este composto químico é extremamente danoso ao esôfago. Quando não tratadas, a azia e a má digestão podem acarretar problemas maiores, o que afeta a qualidade de vida e perturba o sono. Não enxergar esses dois sintomas como algo grave é um grande erro”, alerta Ana Santoro.
Uma das indicações da doutora é o consumo de medicamentos antiácidos de rápida ação. Segundo ela, há medicamentos com um bom custo benefício e que não precisam de prescrição médica, como o Sal de Fruta, que começa a agir rapidamente, a partir de seis segundos.
Se de um lado não se medicar pode agravar o sintoma, existe uma preocupação por parte dos consumidores de que o uso de antiácidos pode mascarar problemas maiores. A especialista esclarece que não se deve tomar mais do que dois envelopes ou duas colheres de chá de Sal de Fruta a cada 24 horas e não se deve utilizar este medicamento por mais de 14 dias seguidos.
“É fundamental que o paciente busque acompanhamento médico caso os sintomas persistam ou piorem. Os componentes do Sal de Fruta quando dissolvidos em água, reagem entre si, produzindo um sal de efeito antiácido”, chama a atenção.
Fonte: O Nortão

0 comentários:

Postar um comentário