quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Fungo e bactérias ligados à doença de Crohn



Uma descoberta de cientistas da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, pode melhorar a vida de pacientes acometidos pela doença de Crohn, atualmente sem cura. O grupo de pesquisadores identificou três micro-organismos - um fungo e duas bactérias - que possivelmente são os causadores do distúrbio intestinal, até o momento sem causa conhecida. 

A pesquisa realizou análises fecais de pacientes com a doença, familiares destes sem a doença e também de famílias sem membros que sofrem com a doença de Crohn. O experimento revelou que os portadores da condição apresentaram quantidades muito elevadas do fungo Candida tropicalis e das bactérias Escherichia coli e Serratia marcescens, as três presentes naturalmente no intestino humano. 

O que ocorre é que nos portadores da doença estes micro-organismos interagem e formam um biofilme, uma fina camada que adere à parede intestinal provocando inflamação e demais sintomas do distúrbio. 

"Já sabíamos da influência de bactérias, questões genéticas e da dieta para a ocorrência da doença de Crohn. O fator novo são os fungos. Essa descoberta adiciona informações muito relevantes e pode resultar numa nova geração de tratamentos com alto potencial de melhorar a vida dos pacientes com Crohn", afirma Mahmoud Ghannoum, à frente dos estudos. 

A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica caracterizada por inflamação intestinal,dor abdominal, perda de peso e diarreia, além de sintomas secundários como anemia, problemas hepáticos e lesões cutâneas. Até o momento, o tratamento se baseia no alívio das dores e adequação da dieta. Em casos mais avançados, uma cirurgia também pode ser feita. 

Fonte: http://saude.ccm.net/news/1023-fungo-e-bacterias-ligados-a-doenca-de-crohn

0 comentários:

Postar um comentário