sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vasculite - o que é?

A vasculite é uma inflamação dos vasos sanguíneos.


A vasculite não é uma doença, mas um processo que se desenvolve em várias das doenças auto-imunes do tecido conjuntivo, como a artrite reumatóide e o lúpus eritematoso sistêmico. A vasculite também pode surgir sem lesão do tecido conjuntivo. Desconhece-se o fator desencadeador da vasculite na maioria dos casos, mas em alguns está implicado o vírus da hepatite. Supõe-se que a inflamação se apresenta quando o sistema imunológico identifica incorretamente os vasos sanguíneos ou partes destes como estranhos e os ataca. As células do sistema imunológico que causam a inflamação rodeiam os vasos sanguíneos afetados e infiltram-se neles, destruindo-os e possivelmente lesando os tecidos que eles alimentam. Os vasos sanguíneos podem ser perfurados ou obstruídos, pelo que se interrompe o afluxo sanguíneo aos nervos, órgãos e outras partes do organismo.
As zonas desprovidas de sangue (zonas isquêmicas) podem ficar permanentemente afetadas. Os sintomas podem ser o resultado de lesões diretas dos vasos sanguíneos ou de lesões dos tecidos que viram reduzido o fornecimento de sangue.
Pode ser afetado qualquer vaso sanguíneo. A vasculite pode afetar as veias, as grandes ou pequenas artérias ou os capilares; ou pode limitar-se aos vasos de uma parte do corpo, como a cabeça, uma perna ou os rins. As doenças como a síndroma de Henoch-Schönlein, o eritema nodoso, a poli arterite nodosa, a arterite da temporal (de células gigantes) e a arterite de Takayasu caracterizam-se por uma vasculite que se limita aos vasos sanguíneos de um tamanho ou profundidade específicos.

0 comentários:

Postar um comentário