quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Projeto que ajuda pacientes reumáticos recebe prêmio de inovação


É uma plataforma usada pelos reumatologistas na consulta diária para a avaliação das várias doenças e apoio em tempo real na decisão clínica.
Chama-se ‘Reuma.pt’ e é o Registo Nacional de Doenças Reumáticas desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR). Pretende ajudar a obter uma melhor qualidade da prática clínica, fundamental numa especialidade que inclui uma vasta família de doenças.
O projeto português, através da sua coordenadora nacional Maria José Santos, foi galardoado com uma menção honrosa na 1ª edição do Prêmio Janssen Inovação 2016. O motivo? Trata-se de “um projeto online, único e inovador, que contribui para um melhor conhecimento das doenças reumáticas”.
Prêmio Janssen Inovação resulta de uma parceria entre a Janssen-Cilag Farmacêutica e a Universidade Católica Portuguesa e visa distinguir trabalhos científicos de excelência nas áreas de Doenças Metabólicas, Hemato-Oncologia, Imunologia, Infecciologia e Neurociências, desenvolvidos, total ou maioritariamente, em instituições portuguesas.
“A análise dos dados do Reuma.pt permitiu já identificar determinantes genéticas de suscetibilidade e de resposta a terapêuticas, analisar de forma crítica o comportamento de vários instrumentos de medição da atividade de várias doenças, caracterizar detalhadamente as doenças reumáticas sistêmicas e o seu impacto a longo prazo, estabelecer a efetividade e segurança de terapêuticas biológicas e identificar variáveis de resposta”, destaca Maria José Santos, num comunicado enviado.
A SPR assinou já um acordo de colaboração com o Infarmed para a monitorização do uso de um tratamento biotecnológico (o canakinumab) a nível nacional com base no Reuma.pt. Além disso, espera-se que a plataforma possa constituir a base de aplicações de monitorização de outras doenças, como a psoríase e as hepatites, através de protocolos assinados com outras sociedades científicas e com a Direção-Geral da Saúde.
Implantado em 77 centros, através do Reuma.pt são seguidos mais de 14 mil doentes reumáticos, com patologias como Artrite Reumatóide (n=6218), Artrite Psoriática (n=1498), Espondilartrites (n=2529), Artrite Idiopática Juvenil (n=1561), Síndromes Autoinflamatórias (n=122), Lúpus Eritematoso Sistémico (n=1718), Esclerose Sistémica (n=180) e Vasculites (n=330).
Fonte: Move Noticias

0 comentários:

Postar um comentário