domingo, 17 de dezembro de 2017

Como aliviar os sintomas da artrose?


Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) 18% das mulheres e 9,6% dos homens com mais de 60 anos sofrem com a doença, sendo que 80% deste total enfrenta problemas com a limitação de movimentos em decorrência da enfermidade.
A artrose é uma doença de caráter degenerativo e crônico, e que pode atingir indivíduos de todas as idades, mas sobretudo aqueles acima dos 50 anos, como resultado do desgaste natural do organismo. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) 18% das mulheres e 9,6% dos homens com mais de 60 anos sofrem com a doença, sendo que 80% deste total enfrenta problemas com a limitação de movimentos em decorrência da enfermidade.

Como a artrose age no corpo?

A doença pode acometer qualquer articulação do corpo humano - dedos, joelhos, quadris, coluna cervical e lombar estão entre as partes que mais sofrem com esta patologia. A degeneração afeta a cartilagem presente na articulação, desgastando a estrutura que impede o atrito entre os ossos. Isso causa inflamação, dores, deformação e dificuldades durante os movimentos. Esta é uma doença que não pode ser completamente revertida, mas os tratamentos adequados podem frear o avanço da enfermidade e aliviar os sintomas.

Como aliviar os sintomas?

Os principais sintomas da artrose são dor e rigidez nas articulações afetadas. Estes sinais surgem sobretudo no período da manhã, logo ao acordar, ou durante o repouso após alguma atividade intensa. Pode também ocorrer inchaço.
Quando a doença atinge as mãos, há um crescimento ósseo nas articulações. Isso causa deformidade nos “nós” dos dedos, além de vermelhidão e inchaço. Nos pés, além dos dedos, os tornozelos também podem ser atingidos pelos sintomas.
Após o diagnóstico, o médico indicará o tratamento mais adequado para cada paciente. Em geral, outras atitudes também podem ajudar no alívio dos sintomas. Entre elas estão:
  • Fazer uso de palmilhas especiais, que equilibram a pisada e reduzem a carga sobre as articulações atingidas nos membros inferiores;
  • Atenção à postura, mantendo a coluna no lugar;
  • Controlar o peso corporal é essencial para evitar sobrecarga nas articulações, sobretudo joelhos, coluna e tornozelos;
  • Praticar exercícios de fortalecimento muscular indicados pelo médico.

0 comentários:

Postar um comentário