segunda-feira, 9 de outubro de 2017

O que um simples sorriso pode revelar sobre a saúde


Mostre-me o teu melhor sorriso e lhe direi como está a sua saúde. Não acredita? Então fique a saber que a saúde oral é aquela que mais diretamente interfere com o cérebro, coração e outros órgãos do corpo humano.

O estado da boa saúde dos dentes não só espelha os cuidados dentários que se tem diariamente, como pode mesmo ser um reflexo real da saúde atual da pessoa. As doenças de gengivas, por exemplo, estão associadas a inflamações um pouco por todo o corpo, aumentando, com isso, o risco de doença generalizada.

Mas não só: Como explica o site da revista Health, são vários os estudos que ligam a doença periodontal (as ditas doenças nas gengivas) com problemas de coração, artrite reumatóide, Alzheimer, cancro no pulmão e ainda nascimentos prematuros.

E o que causa esta doença nas gengivas? A placa bacteriana que se vai formando quando não ocorre a devida limpeza. Essa placa dá origem ao tártaro, que apenas desaparece dos dentes numa ida ao dentista.

As cáries, erosões e manchas são também o resultado de uma má limpeza e da falta de uso de fio dentário, um item que deve mesmo fazer parte da rotina de higiene da boca.

As feridas em torno da boca - sob a forma de cieiro, gretas ou herpes - podem ser um sinal claro de excesso de stress ou sistema imunitário enfraquecido, algo que acontece comummente perante semanas de noites mal dormidas e má alimentação.
 
Já o mau hálito, como lhe explicamos aqui, pode ser causado pela ingestão de bebidas alcoólicas, pela má alimentação, desidratação, etc. E já agora, aprenda a cuidar da sua saúde oral.

0 comentários:

Postar um comentário