quinta-feira, 4 de maio de 2017

SBEM-PR prepara campanha para o Dia Mundial de Combate à Osteoporose


Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR) deve resultar em ações de esclarecimento e educação sobre os riscos da osteoporose.
O tema foi tratado em uma reunião que contou com a presença da vice-presidente da SBEM-PR, a médica Gleyne Lopes Kujew Biagin. Também estavam presentes a vereadora Maria Letícia Fagundes, além de Márcia Huçulak e Paulo Campos, superintendentes da Secretaria Municipal de Saúde.
No Dia Mundial de Combate à Osteoporose, que se comemora em 20 de outubro, serão realizadas ações no terminal do Pinheirinho. Caminhada, distribuição de folders informativos, entre outras atividades vão mostrar à população como alguns hábitos podem prevenir o surgimento da osteoporose.
“Também estudamos parcerias com outras secretarias e entidades, para demonstrar à população a importância da atividade física no combate à osteoporose, além de ilustrar como deve ser uma casa segura, para evitar os riscos de quedas, muito comuns na terceira idade”, disse a Dra. Gleyne Biagini.
Conhecida por afetar principalmente os idosos, a osteoporose se caracteriza pela redução de massa óssea, com prejuízo de suas qualidades mecânicas, que deixam os ossos enfraquecidos e suscetíveis a fraturas. Evitar tabagismo e bebidas alcoólicas, praticar atividade física, ter uma alimentação rica em cálcio desde a infância, uma vida ao ar livre visando uma exposição aos raios solares que resultam em uma melhor síntese de vitamina D, essencial para a adequada mineralização óssea são algumas das recomendações.
No site da SBEM-PR há uma ferramenta de cálculo onde é possível mensurar o risco pessoal de fratura em 10 anos. Para fazer o teste basta acessar o endereço eletrônico www.sbempr.org.br na área de pacientes.
SERVIÇO
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná | SBEM-PR
E-mail: sbempr@endocrino.org.br
Av. República Argentina, 369, cj. 1101, 11º andar,
Água Verde, Curitiba/PR CEP: 80240-210
Fone: (41) 3343-5338
www.sbempr.org.brwww.facebook.com/sbemparana
Fonte: Paraná Shop

0 comentários:

Postar um comentário