quinta-feira, 11 de maio de 2017

Dividindo a maternidade com a artrite


Primeiramente, não há definição que possa verdadeiramente explicar o que é ser mãe. É questão de sentimento, de razão, de vida. Cada mulher tem o direito de dar o significado que deseja para esse processo. É uma coisa que elas conquistaram.
Sabe aquela história de que a gente nunca sabe a força que tem até que única alternativa seja ser forte? Pois bem, cabe perfeitamente na vida das mães que se veem obrigadas a dividir a vida materna com a AR.
No mês em que comemoramos o dia das mulheres mais importantes de nossas vidas, o Qual Farmácia separou informações importantes sobre a saúde da mulher e a gestação. Tudo para quem vive ou está se preparando para viver a vida materna com a artrite reumatoide.
Fertilidade
A artrite reumatoide em si não afeta a fertilidade. No entanto, alguns medicamentos usados no controle da doença podem dificultar o processo no organismo. Pesquise com o seu médico de confiança, cada caso é um caso.
Gravidez
A AR tende a não piorar por conta da gravidez. Na verdade, pode acontecer até o contrário, as dores podem ser aliviadas dependendo da mulher. A questão a se observar aqui é a medicação usada para o controle da artrite também. As mulheres não podem deixar de estar em constante contato com seus médicos para garantir uma gravidez segura para o bebê e amena em relação às dores.
Parto
Não existe indicação formal para partos por cesariana, salvo expressa indicação médica. O trabalho de parto não traz riscos para as parturientes com AR se elas tiveram uma gravidez saudável e bem acompanhada. A cesárea será indicada se o médico que acompanhou a gestação julgar extremamente necessário.
Amamentação
Deve ser realizada. Não existem indicações médicas para suspender ou substituir a amamentação no geral, inclusive para mães com artrite reumatoide. O cuidado aqui deve ser novamente em relação à medicação que a mãe pode estar ingerindo como forma de controle da doença.
Artrite reumatoide para o bebê
Apesar de ter base genética, a AR não é necessariamente hereditária. Há poucas chances da mãe “passar” a doença ao seu bebê.
Qual Farmácia deseja um feliz dia das mães para todas as mulheres! Não deixe de nos visitar para mais informações sobre saúde, estilo de vida e bem-estar.

0 comentários:

Postar um comentário