quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Ballet clássico: atividade física para reumáticos


Nós do Qual Farmácia, imaginamos que você provavelmente está um pouco saturado de informações sobre os inegáveis benefícios da prática regular de atividade física para a saúde. Sim, se exercitar é preciso! O problema, é que o difícil mesmo de imaginar, é a frustração que muitas das pessoas que sofrem com doenças reumáticas sentem quando buscam uma atividade física, já que precisam enfrentar dor e desconforto com frequência. A esperança costuma ser de que estar ativo vai ajudar na rotina do lidar com a doença, o que é verdade se os exercícios forem bem indicados e acompanhados. Bom, dito isso, a proposta do Qual Farmácia hoje é um resgate a um sonho de infância, quem sabe. Ou seja, ballet!
Ao contrário do que a grande maioria dos admiradores dessa arte pensa ao ver bailarinos e bailarinas que parecem estar flutuando no palco, ballet é exercício físico e é daqueles tipos que fazem o suor pingar nos olhos. Para os reumáticos, o ballet clássico é uma excelente opção de atividade. Música de piano, respiração controlada, calma, atenção, concentração e ausência de carga (pesos de academia), além da alegria de poder dançar e estar em um meio social bacana, já imaginou? Apostamos que pareceu muito bom.
Idade e corpo para praticar
Se você considerou se matricular em uma escola de dança, a ideia do corpo ideal e da idade que, na maioria das vezes, pode parecer estar ultrapassada para fazer ballet está passando pela sua cabeça. A verdade é que o único pré-requisito é que você tenha um corpo. No entanto, mais importante ainda, que você tenha a disposição de quebrar seus próprios paradigmas e fazer o que você gosta e deseja.
A recomendação é que antes de iniciar qualquer atividade física e o ballet clássico inclusive, você busque seu reumatologista e um avaliador físico para que você saiba seus limites sem boicotar a sua oportunidade de fazer exercício e dançar ballet. A dança clássica é uma atividade de concentração e calma, perfeita para quem precisa de moderação na prática de atividade física.
Benefícios
  • Melhora e/ou desenvolvimento da flexibilidade
  • Emagrecimento
  • Desenvolvimento muscular (fortalecimento e amplitude)
  • Melhora do equilíbrio
  • Melhora de funções neurológicas
  • Contato artístico com música clássica
  • Relaxamento e descompressão psicológica
  • Desenvolvimento social
  • Melhora da autoestima
Que tal experimentar?
*Esse conteúdo foi produzido com consulta a professores de ballet clássico especialistas na área de fisioterapia e que conduzem aulas para pessoas com doenças reumáticas.

0 comentários:

Postar um comentário