quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O que é o GARCE?

O GARCE: Fundado 21 de julho de 2003, associação sem fins lucrativos e econômicos de caráter filantrópico, juridicamente constituído voltado ao voluntariado com prazo de duração indeterminado. Tem como missão levar a informação e promover o bem-estar humano, atuando por meio de parceria com diversas instituições ou profissionais de saúde associados ao GARCE que realizam atividades voltadas ao tratamento e à qualidade de vida dos portadores de doenças reumáticas, através de serviços que possibilitem o atendimento, reabilitação e tratamentos multidisciplinares a criança, jovens, adultos e idosos portadores de Reumatismo e seus familiares sem qualquer distinção de classe social, raça, credo ou cor. Os serviços são disponibilizados atendendo os critérios de cada profissional e ou instituição parceira, com atendimentos de serviços gratuitos ou com valores a preço de convênio com o GARCE. Para ter direito ao atendimento nos serviços oferecidos aos associados pelo GARCE é necessário apresentar a carteira de associado do GARCE e RG.
Há doze anos, nós portadores com o apoio da Sociedade Cearense de Reumatologia criamos esta instituição com o objetivo principal de juntar o maior numero de pacientes para informá-lo acerca da patologia adquirida, apoiar-lhes e incentivar-lhes para a prevenção, minimizando o agravamento do seu quadro clínico com vistas à maior qualidade de vida.
Não cobrarmos mensalidades, nem recebermos ajuda financeira do governo estadual e ou municipal. O GARCE se mantém graças a parcerias com instituições publicas e privadas. A equipe multidisciplinar da instituição é composta por médicos e profissionais de saúde que cedem um pouco do seu tempo para o trabalho social.
O GARCE é referencia estadual, nacional e internacional como grupo de apoio voltado aos pacientes reumáticos e vem sendo convidado a representar o Brasil em congressos internacionais de associações de pacientes onde participam grupos de apoio do mundo inteiro. É membro da Alianza Latina America, Liga Panamericana de Associaciones de Reumatologia, International Experience Exchange for Patient Organizations e somos parceiros oficiais do World Arthritis Day no Brasil, órgão ligado a Liga Européia em Reumatologia, sócio fundador da ANAPAR Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos.
O GARCE contabiliza na capital e no interior do estado através do seu banco de dados 6159 associados sendo: 94% do sexo feminino; 70% são idosos. Não existem dados concretos sobre a quantidade de pacientes diagnosticados com Reumatismo em seus diversos tipos, mas estima-se que a incidência é de 0,5% a 1,0% da população Cearense é acometida de Artrite Reumatóide.
O grande objetivo da inclusão do GARCE é a possibilidade onde os atores sociais atuem na promoção do bem-estar humano de se realizar diversos trabalhos sócio-educativos e multidisciplinares junto à comunidade local através de parcerias com serviços que possibilitem a identificação, atendimento e tratamento dos pacientes reumáticos da capital e do interior do estado.
O GARCE proporciona diversos serviços na capital e interior que beneficiam os pacientes como: palestras informativas, grupo de psicoterapia de crianças, jovens e adultos, fisioterapia, hidroterapia, terapia corporal, grupo de arte-terapia, oficina de artes, pilates, exame de densitometria óssea, coral, esporte e lazer, exames laboratoriais, parceria para atendimento médico com varias especialidades, acupuntura, terapias chinesas, assessoria jurídica, campanhas de conscientização e outros. São nossos parceiros que somam conosco possibilitando atividades multidisciplinares de saúde para os associados do GARCE: Escola de Saúde Pública do Ceará, Clínica de Psicologia Espaço Viver, Clínica de Psicologia Suma Quamanã, Instituto Alere, Estação Pilates, Sociedade Cearense de Reumatologia, Clínica de Imagem Delfos, Clínica de Imagens do Hospital São Carlos, Policlínica de Barbalha, Clinica de Fisioterapia e Hidroterapia UniChristus, Fametro, UFC, FIC, FAC, Faece, Unimed, Casa de Cultura Juvenal Galeno. Equipe médica de Reumatologia do Cariri, Laboratório Vicente Lemos-Juazeiro/Crato, Clínica de Fisioterapia Cefísio-Crato, Sest Senat-Crato, Sesc-Juazeiro do Norte, Sesc – Crato, Instituto Pestalozzi-Missão Velha.
O trabalho do GARCE ao ser reconhecido pela população, pela Sociedade Cearense e Brasileira de Reumatologia, parceiros entre outros, nos mostrou que o momento é oportuno para cada vez mais ampliarmos a instituição e em 2013 levamos um braço do GARCE para a Região do Cariri. O GARCE cumprirá a sua missão em levar a informação e promover o conhecimento e qualidade de vida para os pacientes reumáticos do Ceará.

Marta Azevedo e Marco Azevedo
Fundadores do Garce

0 comentários:

Postar um comentário